Criar um Site Grátis Fantástico
Não precisamos tropeçar
Não precisamos tropeçar

Texto:  Jd.17-25

Introdução:

Ao ler a epistola do apostolo Judas observamos certa urgência em advertir os cristãos contra os falsos mestres, e podemos ver isso nos (vss. 4-16) o apostolo chega a chamá-los de adormecidos (vs.8) e diante dessa urgência o apostolo tinha também um objetivo, o de ressaltar aos cristãos uma afirmação graciosa da ação de Deus com relação à preservação divina (vs.1) e ai ele vai dizer no (vs.3) não parem de batalhar pela fé amém!

Vou contar-lhe uma historia. Dizem que a grande muralha da China foi penetrada pelo menos três vezes pelos inimigos, sendo que para isso, nas três vezes os guarda foram subornados. O que podemos aprender com isso? É que uma defesa forte depende de pessoas fortes, e isso não se aplica apenas a confronto militares mais também a batalhas espirituais. E é por esta razão que nós como igreja se quisermos nos opor contra os falsos mestres e derrotá-los precisamos ser fortes e capazes de ficar firmes contra as ciladas do diabo (Ef. 6.11) revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. E pra que isso aconteça o apostolo nos dar algumas instruções como:

 

1) Lembrem-se sempre da palavra de Deus (vss.17-19).

Desde o inicio, satanás sempre atacou a palavra de Deus podemos ver isso em (Gn. 3.1) é assim que Deus disse? Esse foi o primeiro golpe de satanás conduzindo Eva à desobediência. Queridos no instante que batemos papo com satanás questionando a palavra de Deus nos tornamos vulneráveis aos seus ataques, portanto somente a verdade da palavra de Deus pode nos proteger das mentiras de satanás (Is. 8.20) a lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva. E o apostolo continua dizendo: olha, dentro deste lembrem-se da palavra de Deus há três coisas que precisamos lembrar.

a) de quem deu a palavra (vs.17)

Jesus teve muitos discípulos, mas escolheu apenas alguns apóstolos, homens que viveram com cristo, aprenderam com ele e foram enviados ao mundo por ele para levar as boas novas da salvação. É bem verdade que em todo lugar onde existe algo autentico, sempre aparece uma falsificação, foi o que aconteceu com a igreja primitiva e infelizmente também acontece nos dias de hoje. Por isso sempre que alguém oferece “uma nova revelação” ela deve ser testada com o que os apóstolos escreveram e com o que Jesus Cristo ensinou.

b) daquilo que eles disseram (Vs.18)

Isso aqui se trata de uma repetição do que Pedro escreveu em (2pe. 3.3...) da mesma forma Paulo e João faz a mesma advertência sobre os apostatas (1tm.4)e(1Jo.2.18) subtende-se que um aviso que é dado tantas vezes devemos levar a serio.

c) porque eles disseram tais coisas (vs.19)

esse versículo trata-se de pessoas com desejo de dividir a igreja, de tirar os cristãos da verdadeira comunhão, conduzindo-os a uma falsa comunhão, e , ai, vem um dos grandes problemas do ministério hoje, é que alguns do povo de Deus não são capazes de discernir entre o ministério da alma e o do espírito, existem tantos espetáculos espirituais hoje em dia que os santos ficam confusos e são enganados. Da mesma forma que os rebeldes levaram fogo estranho para o tabernáculo (Lv.10) também encontramos fogo estranho nas igrejas de hoje de modo que devemos exercer discernimento cauteloso.

 

2) edifiquem a vida cristã (Vss.20-21)

A vida cristã não deve permanecer estagnada, pois quando isso acontece o resultado é retrocesso (queda) uma casa que não recebe manutenção ela se desintegra e isso é o objetivo dos apóstatas destruir. Mas o meu, o seu e de todo cristão é de dedicar-se a edificação (vs.20).  primeiro da própria vida espiritual, segundo de sua congregação. Como fazer isso?

a) pela palavra de Deus – pois ela é sem duvida alguma absolutamente essencial ao crescimento espiritual

b) oração – o poder para construir a vida cristã vem da oração. (At.6.4) diz que a palavra de Deus e a oração andam juntas.

Certo evangelista por nome Billy Sunday dizia existir três regras para uma vida cristã bem sucedida são elas:

           1) ler a Bíblia diariamente e deixar Deus falar

           2) orar (falar com deus)

           3) testemunhar e falar a outros sobre Deus

E então o apostolo Judas vai dizer isso é preciosismo, mas precisamos de mais um elemento. Guardai-vos no amor de Deus (Vs.21).

 

3) exercitem o discernimento espiritual (Vss.22-23)

Agora o apostolo vai falar como deve ser minha atitude diante dos que se encontram influenciados pelos apostatas e quem são:

          3.1) como deve ser minha atitude (Vss.22,23)

          3.2) quem são essas pessoas?

3.2.a) os que estão na duvida (Vs.22)

Essas são as pessoas que andam vacilando, ele as chama de almas inconstantes comparando-as com que o apostolo Pedro escreveu em (2pe. 2.14) pessoas convertidas, mas não firmadas na fé. – maneira de tirá-las das mãos dos falsos mestres = mostrando-lhes o que elas possuem em cristo, mostrando-lhes que sua salvação é maravilhosa.

3.2.b) os que estão no fogo(Vs.23a)

Ao que parece esses indivíduos deixaram a congregação e agora fazem parte do grupo apostata. (Gn.19.16) fala que Ló foi arrastado para fora de Sodoma, do mesmo modo precisamos muitas vezes fazer isso com alguns cristãos ignorantes e instáveis que estão nas garras de falsos mestres.

3.2.c) os perigos (Vs.23b) aqui ele mostra um povo desviado dos caminhos do senhor, e então alerta aos cristãos que estão indo ao resgate. E ai ele coloca a palavra ( temor=cautela) ou seja tenha cuidado pra não cair na mesma armadilha, ame sim, o povo de Deus mas deteste o pecado.

 

4) entreguem-se a Jesus Cristo (Vss.24-25) esses dois versículos fala de uma infinidade de benção e das ricas verdades espirituais a serem recebidas por nós cristãos, como:

a) Deus é poderoso (vs.24) ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua gloria. O que vem a ser essa gloria? A soma total do que Deus é e do que Deus faz.

b) Deus é único e majestoso (vs.25) somente Deus é grande, quem louva a Deus exalta a pessoa mais esplendorosa do universo. E sabe por quê?

- ele não é apenas rei ele é o Rei dos reis

- ele não é apenas senhor ele é o Senhor dos senhores

 

Conclusão:

O desejo do apostolo Judas é que a igreja permaneça em alerta, pois o inimigo é sutil e os perigos são grandes. Mas ele diz também: Deus o único e salvador nos guardará em segurança e um dia, nos apresentará com alegria na gloria. (vs.24).