Criar um Site Grátis Fantástico
Aprendendo com os Tessalonicenses
Aprendendo com os Tessalonicenses

Texto: 1Ts.2.13

 

Introdução:

 

Ao lermos a primeira carta de Paulo aos tessalonicenses, precisamente o (capitulo 1.2-10) podemos ver o apostolo agradecendo aos tessalonicenses pela sua fé, esperança e caridade. Quando chegamos no (capitulo 2.1-8) nos deparamos com um Paulo ousado para falar do evangelho de Deus (vs.2) encontramos também um Paulo aprovado por Deus e que procurava agradar a Deus e não a homens (vs.4) podemos ver também um homem gentil (vs.7) continuando a leitura o apostolo Paulo também pode ser visto como um pai; um pai preocupado em conduzir seus filhos dignamente para com Deus (capitulo 2.9-12) agora quando paramos no (vs.6 do cap.1) observamos que os tessalonicenses receberam a palavra mesmo em meio as tribulações. E isso sem duvida deixara o apostolo Paulo preocupado com os irmãos que passavam por aflições; mas nos (vss.19,20 do cap.2) vimos um Paulo alegre, pois ele sabia que as lutas cumpriam a promessa de Cristo (Jo.16.33) agora voltando ao nosso texto vimos Paulo agradecendo os tessalonicenses pela sua resistência as lutas. E ele nos mostra alguns recursos divinos que os tessalonicenses usaram e que está a nosso dispor em tempos de sofrimento e perseguição.

 

1) a palavra de Deus dentro de nós (1Ts.2.13a)

Uma palavra que não apenas traz salvação (Rm.1.16 porque não me envergonho do evangelho de Cristo pois é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer, primeiro do judeu e também do grego) mas também nos capacita a viver para Cristo e a suportar o sofrimento por amor a ele. Amor que no (vs 7 de 1.Co.13) diz que: “tudo sofre, tudo crer, tudo espera tudo suporta”. Essa é a palavra que temos dentro de nós. Só que não basta, é preciso ter algumas atitudes espirituais, atitudes que os tessalonicenses tiveram para suportar o tempo de sofrimento.

a) apreciavam a palavra (vs.13b) recebestes não como palavra de homens, mas segundo é, na verdade, como palavra de Deus.

- eles apreciavam porque criam na promessa da vida (Jo.10.10b eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia

-eles apreciavam porque tinham consciência que essa palavra era: (proveitosa para ensinar, repreender, corrigir e instruir em justiça 2Tm.3.16)

-eles apreciavam essa palavra porque para eles ela era como:

Pão – (Jo.6.48) eu sou o pão da vida

Luz – (Sl.119.105) lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho

Verdade – (Jo.14.6) eu sou o caminho e a verdade

b) apropriavam-se da palavra (vs.13b recebestes, não como palavra de homens, mas segundo é, na verdade, como palavra de Deus.

Essa palavra receber pode significar escutar com os ouvidos ou escutar com o coração. Os cristãos em Tessalônica não apenas ouviram a palavra, mas também a aceitaram em seu ser interior e a assimilaram em sua vida. No entanto Jesus dá três advertências sobre a forma de ouvir

b.1)(Mt.13.9 – quem tem ouvidos para ouvir ouça ) em outras palavras certifiquem-se do que estão ouvindo

b.2)( Mc.4.24 – atendei ao que ides ouvir ) em outras palavras atentai no que ouvis sabe porque atentai? Porque infelizmente muitas vezes alguns cristãos ouvem a palavra de Deus em um culto e quando entra no seu carro liga o radio e escutam programas que só contribuem para apagar as impressões deixadas pela palavra

b.3)(Lc.8.18 – vede,  pois como ouvis ) aqui segue uma alerta quanto a intolerância e indiferença, infelizmente as nossas igrejas estão cheias de pessoas intolerantes aos ensinamentos da palavra de Deus, pessoas que sentem coceira nos ouvidos e querem apenas entretenimento religioso e Paulo prevendo isso escreve ao jovem Timóteo dizendo: (virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências e desviarão os ouvidos da verdade, voltando as fabulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.2Tm.4.3-5)

c) aplicavam a palavra (vs.13c a qual opera em vos os que crestes) queridos não basta dar o devido valor as escrituras ou mesmo apropriar-se delas é preciso aplicá-las a vida tornando-se ouvintes e praticantes da palavra (Tg.1.19-25) mais precisamente o (vs.22 e sede cumpridores da palavra, não somente ouvintes)

- Mc.3.1-5 fala de um homem que tinha uma das mãos mirrada e Jesus vendo-o ordenou que ele estendesse a mão. Exatamente o que ele não podia fazer, mas essa ordem deu a esse homem poder de obedecer, ele creu na palavra obedeceu e foi curado. O que aprendemos com isso?

c.1) e que quando cremos na palavra de Deus e lhe obedecemos, o senhor libera o poder que opera em nossa vida de modo a cumprir seus propósitos

c.2) e que a palavra de Deus dentro do cristão é uma grande fonte de poder, seja na tribulação ou no sofrimento, Deus sempre lhe dará vitória. (Sl.144.10 é ele quem dá a vitória aos reis, e que livra a Davi, seu servo, da espada maligna). Bom não somos reis nem muito menos Davi, mas somos ungidos do Deus de Davi, portanto nos alegremos no (vs 50 do salmo 18 é ele quem engrandece as vitórias do seu rei e usa de benignidade com o seu ungido).

Amém.