Criar uma Loja Virtual Grátis
Como vencer a ansiedade
Como vencer a ansiedade

Texto: Fp. 4. 1-9

Introdução

Paulo começa esse capítulo com uma saudação apaixonante, chegando a chamar os irmãos de minha alegria e coroa ( vs. 1a) "Meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa [...]" e quando ele assim os chama, ele estava pensando na volta de Cristo (1Ts 2. 19-20).Quem é a nossa esperança, ou alegria ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Sr. Jesus em sua vinda? Não sois vos? Sim, vós sois realmente a nossa gloria e a nossa alegria! E por isso Paulo agora os exorta a permanecerem firmes (vs.1b) Amados permanecei deste modo, firmes no Senhor. Agora, quando lemos a epistola em si percebemos que a igreja de Filipos era uma igreja abençoadora (Fp.4.14-20), mesmo assim havia divisão (grupos) a Bíblia fala que alguns estavam pregando pela motivação errada (Fp.1.15a) alguns, efetivamente proclamava a cristo por inveja e porfia e na parte b desse mesmo vs e o vs 16 diz que: outros porem, o fazem de boa vontade; estes por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho. E ai Paulo vai dizer em (Fp.2.3) nada façais por partidarismo ou vangloria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmos. E era e exatamente o que estava acontecendo, podemos ver no (vs.2) uma contenda entre Evódia e Sintique; o motivo dessa contenda não é revelado mais estava dividindo a igreja, e se não bastasse, ainda tinha o problema dos falsos obreiros: Paulo chega a avisar; olha, tenham cuidado com a falsa circuncisão, vocês são a verdadeira circuncisão, vocês que adoram a Deus em espirito (Fp.3.2-3) quando Paulo fala isso ele se referia a alguns indivíduos que ensinavam  que a salvação só aconteceria se a circuncisão fosse segundo o costume de Moises (At.15.1) alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos. Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. E tudo isso deixara os filipenses preocupados, e ansiosos, mas Paulo mesmo preso (acredita-se que em Roma) toma conhecimento e lhes escreve e o pivô principal era o (vs.6a) não andeis ansiosos por coisa alguma, essa palavra ansiosos em (Fp.4.6) significa "atraídos para direções diferentes" ou seja nossas esperanças nos puxam para um lado, e nossos medos para o outro, ela também é associada a angustia que pode significar "aperto" ao ponto de sentirmos dores de cabeça, no pescoço, nas costas e até úlceras. Agora do ponto de vista espiritual, a ansiedade é constituída de pensamentos (mente) e de sentimentos (o coração) incorretos a cerca de circunstancias, pessoas e coisas. e pra vencer a ansiedade, é preciso mais do que boas intenções, é preciso cumprir três condições que deus determinou.

 

1) ORAR CORRETAMENTE (Fp.4.6-7)

Paulo não escreve: " ore sobre isso, ou aquilo", é sábio demais para dar esse conselho. Antes usa três palavras para descrever a oração correta: Adoração, súplica e ações de graças. Esses são os três elementos que fazem parte do orar corretamente, e ai podemos falar de cada um deles assim:

a) oração = é um termo geral usado para se referir as petições que fazemos ao senhor, e ela tem uma conotação de reverencia, devoção e adoração.

                                                LIÇÃO:

Sempre que nos vemos ansiosos, a primeira coisa a fazer é ficar sozinhos com Deus e adora-lo.

 

b) suplica = é uma expressão sincera a Deus das necessidades e dos problemas enfrentados, pois não há lugar para orações indiferentes e insinceras. O nosso Deus deseja que sejamos honestos em nossas petições (Mt.7.1-11)

c) ações de graças = é obedecer ao que tá escrito em (Cl.3.15) sede agradecidos é louvar a deus com gratidão, em vosso coração (Cl.3.16) é fazer tudo em nome do Senhor dando graças a deus pai (Cl.3.17) eu não tenho duvida que Deus goste de ouvir os seus filhos dizerem: "pai muito obrigado". Infelizmente ninguém hesita em pedir, já agradecer é outra história, e temos exemplos Bíblicos (Lc.17.11-19) os dez leprosos todos foram curados mas só um voltou pra dizer "obrigado".

 

2) PENSAR CORRETAMENTE (Fp.4.8)

A paz envolve o coração e a mente (tu senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo proposito (mente) é firme; porque ele confia em ti. Is.26.3) escute, pensamentos incorretos geram sentimentos incorretos, e logo o coração e a mente veem-se divididos e estrangulados pela ansiedade. É por isso que precisamos trazer cativo todo pensamento a obediência de Cristo (2.Co.10.5) e Paulo no vs.8 do mesmo texto descreve com detalhes as coisas que devemos pensar como cristãos.

a)tudo o que é verdadeiro; um pesquisador por nome Walter Cavert, mostrou que apenas 8% das coisas que deixam as  pessoas ansiosas são motivos legítimos para preocupação, os outros 92% são imaginários, queridos satanás é mentiroso (Jo.8.44) e deseja corromper as mentes com suas mentiras (2.Co.11.3) ou seja sempre que cremos em uma mentira satanás assume o controle.

b)tudo que é puro, amável e de boa fama; quando Paulo fala tudo que é puro, certamente ele tá falando da pureza moral, uma vez que as pessoas daquela época, como as de hoje, eram constantemente tentadas pela impureza sexual (Fp.4.17-24) enquanto amável significa pensar no que é belo, atraente; já de boa fama refere-se ao que é digno de ser comentado.

                                                 

LIÇÃO:

Os cristãos deve encher a mente com os pensamentos mais nobres e elevados, não com os pensamentos abjetos deste mundo depravado.

 

c) tudo que tem virtude e louvor; se tem virtude, servirá de motivação para nos aperfeiçoar; se tem louvor, é digno de ser recomendado a outros.

LIÇÃO:

Nenhum cristão pode se dar o luxo de desperdiçar "energia mental" com pensamentos que o rebaixam ou prejudicam outros quando compartilhados.

 

3)VIVER CORRETAMENTE (Fp.4.9)

Não é possível separar atos exteriores de atitudes interiores. O pecado sempre resulta em inquietação (a menos que a consciência esteja cauterizada) em contrapartida a pureza resulta em paz e (Is.32.17) vai dizer; o efeito da justiça será paz e fruto da justiça, repouso e segurança para sempre. Agora dentro dom viver corretamente Paulo considera quatro atividades importantes: aprender e receber e ouvir e ver; então ele vai falar que uma coisa é aprender a verdade e outra bem diferente é recebe-la e assimila-la no seu interior (1.Ts.2.13) Paulo ao longo do seu ministério, não apenas ensinou a palavra mas também a viveu na pratica para que seus ouvintes pudessem vê-la em sua vida.

 

Conclusão:
Orar corretamente, pensar corretamente e viver corretamente são as condições para ter segurança e vitória sobre a ansiedade; não há meio termo. Ou nos entregamos inteiramente ao espirito de Deus e oramos, pensamos e vivemos corretamente, ou nos entregamos a carne e ficamos divididos e ansiosos.

 

Que Deus os abençoem.