Texto: Ef. 5.1-17
Introdução:
Nesse texto Paulo argumenta que os filhos são como os pais, fato que para alguns pode ser animador como também embaraçoso. Por quê? Vejamos, é comum vermos uma criança sentada no banco do motorista do carro tentando dirigir como o pai ou a mãe, também não é difícil ver crianças imitando os pais em suas tarefas diárias e, infelizmente fazendo os gestos de quem fuma ou tomando alguma bebida alcóolica. Resumindo é bem possível que a maior parte do aprendizado das crianças se dê pela observância e imitação. A Bíblia nos diz que somos filhos de Deus (Rm.8.16) o mesmo espirito testifica com o nosso espirito que somos filhos de Deus. Em (Jo.3.1a) diz assim: vede quão grande amor nos tem concedido o pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. Então se assim é; devemos imitar o pai e para isso Paulo deixa nesse texto três dicas para sermos imitadores do pai.
1) ANDANDO EM AMOR (andem) (Ef.5.1-2)
A palavra de Deus diz em (1Jo.4.8) que deus é amor, portanto devemos andar em amor e Paulo liga essa advertência aos dois últimos versículos do capitulo anterior dizendo: tirai de entre vos a amargura, e a ira, perdoem-se uns aos outros como também Deus vos perdoou em cristo. Infelizmente muitas das vezes isso não acontece, pois falta o amor; e a bíblia diz em (1Pe.4.8) que o amor cobre multidão de pecados. E Paulo nos dar três motivos para andarmos em amor.
a) somos filhos de Deus; uma vez que nascemos de novo pela fé em cristo somos coparticipantes da natureza divina (2Pe.1.4)(Gl.3.26) todos sois filhos de Deus pela fé em cristo Jesus.
b) somos filhos amados de Deus; (Ef.5.1) sede pois imitadores de Deus como filhos amados. Você consegue imaginar quão maravilhoso é pensar que Deus refere-se a nos da mesma forma que se refere a Jesus (Mt.3.17) este é meu filho amado em quem me comprazo.
c) fomos comprados por um alto preço; e esse preço foi preço de morte e morte de cruz e a bíblia diz em (Rm.5.7-8) que dificilmente, alguém morreria por um justo, no entanto poderia alguém ousar, mas no versículo oito Deus prova seu próprio amor para conosco pelo fato de ter cristo morrido por nos, sendo nos ainda pecadores. Essa é a razão de Paulo começar nos admoestando com andem em amor. Porque ele sabia que se andarmos em amor não desobedecemos a Deus nem faremos mal a outros (Rm.13.8) diz que quem ama o próximo cumpriu a lei. E como isso pode acontecer? (Rm.5.5) o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo espirito santo que nos foi dado.
2) ANDANDO COMO FILHOS DA LUZ (andem) (Ef.5.3-14) uma vez que Deus é luz (1Jo.1.5) e esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. E como filhos que imita ao pai deveram andar na luz e não ter qualquer relação com as trevas do pecado, e Paulo em sua sabedoria nos apresenta três razões para andarmos na luz.
a) somos santos (Ef.5.3-4) a bíblia fala que mesmo antes da fundação do mundo fomos escolhidos para sermos santos.
b) fazemos parte do reino de Deus (Ef.5.5-6) é isso que acontece no momento em que aceitamos a cristo como nosso senhor e salvador, a bíblia diz que para fazer parte do reino de Deus é necessário nascer de novo (Jo.3.3) aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. E Paulo deixa claro que quem vive pecando de modo persistente e deliberado não tem parte no reino de Deus (Cl.5.21) os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus já (Mt.7.21-23) diz que muitos professam a fé mas não possuem a fé.
c)somos luz (Ef.5.7-14) jesus falou sobre a luz e as trevas em varias ocasiões e em uma delas pra ser mais preciso em (Mt.5.16) assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai que está nos céus. Ser luz significa viver diante de Deus sem esconder coisa alguma, significa revelar a luz de Deus em nossa vida diária (por meio do nosso caráter e conduta) em (Jo.12.46) Jesus disse: eu vim como luz para o mundo, e em (Mt.5.14) ele declara para seus discípulos: vós sois a luz do mundo.
3)ANDANDO EM SABEDORIA (andem)(Ef.5.15-17)
Quando Paulo menciona vede prudentemente é como se ele tivesse dizendo olhem ao redor, andem com cuidado e exatidão, não podemos deixar a vida cristã por conta do acaso; e sim devemos tomar decisões sabias e procurar fazer a vontade de Deus. Quando lemos o (vs.14) desperta ó tu que dormes: é como se Paulo tivesse dizendo não andem enquanto dorme! Acordem! Abram os olhos! É como se Paulo soubesse que nos dias de hoje, infelizmente muita gente que se diz cristã passa pela vida como um sonambulo, sem fazer o melhor uso possível das oportunidades que tem de viver para cristo e servi-lo; e Paulo nesse texto apresenta alguns motivos para andarmos em sabedoria.
a)é um sinal de sabedoria (Ef.5.15) somente um insensato costuma falar como tá escrito em (tg.4.13) hoje ou amanhã iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociamos, e teremos lucros. E Tiago vai dizer pra essas pessoas no (vs.14) vos não sabeis o que sucederá amanhã já os sábios agem como tá escrito no (vs.15) se o senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
b) é reconhecer que a vida curta (Ef.5.16a) remindo o tempo; o que significa aproveita-lo ao máximo. Tem um ditado chinês que diz assim: “a oportunidade usa um topete pelo qual você pode agarra-la assim que a ver chegar. Pois depois que ela passa, ninguém consegue pega-la”. Precisamos entender que a brevidade da vida é um forte argumento para que se faça o melhor uso possível das oportunidades que Deus dá.
c)é saber que os dias são maus (Ef.5.16b) porquanto os dias são maus. Vimos que é insensato desperdiçar as oportunidades de ganhar os perdidos, considerando que podemos ser privados dessas oportunidades pelo avanço do pecado na sociedade. Se os dias eram maus no tempo de Paulo o que dizer nos dias de hoje!
d)é saber que Deus nos deu entendimento (Ef.5.17) o termo compreender indica que devemos usar nossa mente para descobrir e colocar em pratica a vontade de Deus e isso se dá pela: palavra de Deus, pela oração, pela meditação e da adoração.
e) é entender que deus tem um plano para as nossas vidas(Ef.5.17b) qual seja a vontade do senhor; deus nos salva e tem um proposito para nos, e Paulo menciona sobre esse plano em (Ef.2.10) porque somos feitura sua, criados em cristo jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. E ai o apostolo Paulo nos adverte a descobrir os planos de Deus e conduzir a vida de acordo com eles. Com?
e.1)pela palavra (Cl.1.9-10)
e.2)pelo espirito em nosso coração (C.3.15)
e.3)pelas circunstancias (Rm.8.28)
conclusão:
se queremos imitar a cristo andemos em amor como filhos da luz na sabedoria do senhor.
Que deus os abençoe.