Texto: Gn.12.10-20 e 13.1;7-8
Introdução:
É impossível falar de fé e não falar de Abraão um homem que provou ter fé e obediência (Gn.12.1-4). Certa missionária de nome Amy escreveu que a vida pode ser difícil e que às vezes o inimigo vem como uma inundação. Mas essa é à hora de provar nossa fé; queridos não dar pra confiar numa fé que não se pode provar, o apostolo Pedro comparou as provações do crente com a prova de ouro na fornalha (1Pe.1.7) Jó por sua vez disse pra Deus prova-me e sairei como o ouro (Jó.23.10) o propósito de Deus ao permitir as provações não são apenas para avaliar nossa fé, mas purificá-la e a única maneira de progredir na escola da fé é passar nas provas. Esse texto revela três provas que Abraão teve que passar provas que eu e você passamos todos os dias. A pergunta é que notas estamos recebendo?
1) prova das circunstancias (Gn.12.10)
Ao deixar sua família e viajar para uma terra desconhecida, Abraão deu um grande passo de fé (Gn.12.4) e finalmente Abraão chega ao seu destino, creio eu ele olha pra Sara e diz, mulher, agora vamos aproveitar o nosso novo lar. Só que Deus tinha outros planos pra Abraão. E agora Deus permite uma grande fome sobre a terra (vs.10) detalhe. Não há um registro se quer que Abraão tenha enfrentado escassez de alimento em Ur ou Harã, mas agora estava na terra de Deus e precisava encontrar comida para um grupo de pessoas e para todo o seu rebanho. Por que Deus permitiu essa falta de alimento? Para ensinar a Abraão e sara uma lição fundamental na escola da fé. Que muitas vezes as vitorias são seguidas de provações. Onde podemos ver isso?
a) (Ex.14.5,6 e9) prova da perseguição
b) (Ex.15.22) prova da falta d’água
c) (Ex.17.8) o ataque dos amalequitas
Um recem-convertido disse o seguinte: pensei que aceitar a salvação iria resolver todos os meus problemas, mas agora sei que a fé em cristo criou para mim uma serie de problemas novos. Só que agora duas coisas são diferentes. 1- não enfrento esses problemas sozinho, pois o senhor está comigo. 2- também sei que ele permite as dificuldades para o meu próprio bem e para a gloria dele. Ei quando as circunstancias se complicarem e você se vir dentro da fornalha da provação, fique onde Deus o colocou até que ele diga para você se mover. (Is.28.16) aquele que crer não tenha pressa.
2)pessoas (Gn.12.11)
Uma vez no Egito, Abraão enfrentou uma nova serie de problemas. Isso acontece porque se alguém foge de uma prova, logo enfrenta outra uma vez que você se matricula na escola da fé não tem como desistir do curso. Deus tem um propósito a cumprir em você e por meio de sua vida, e ele Deus fará todo o necessário para que seja bem sucedido (Fp.1.6) escute em Canaã Abraão só precisava lidar com a falta de alimento, já no Egito tinha que lidar com um faraó arrogante e seus oficiais, e isso levou Abraão a cometer quatro deslizes:
a) deixou de confiar e começou a tramar (vss.11;13a) quando paramos de confiar na palavra de Deus, começamos a nos apoiar em sabedoria humana e isso traz problemas (1Co.3.18-20)
b) deixou de confiar e começou a temer (vs.12) quando você se encontra no lugar que Deus escolheu, não precisa jamais temer. Porque o teu Deus é o senhor da tua salvação (Is.12.2)
c) deixou de se preocupar com os outros e passou a se preocupar consigo mesmo (vs.13b) como marido Abraão deveria ter pensado primeiro na esposa e não em si mesmo (1Pe.3.7)(Ef.5.25;28-29)
d) deixou de trazer bênçãos e começou a trazer julgamento, Abraão tinha sido chamado por Deus para ser uma benção as nações (Gn.12.1-3) no entanto por sua desobediência faraó e sua casa recebera julgamento (vs.17). Finalmente Abraão sai do Egito (Gn.13.1) quero crer que Abraão entendeu que quando desobedecemos a vontade de Deus a única coisa certa a fazer é voltar para o lugar onde deixamos Deus para traz e recomeçar (1Jo.1.9) Abraão entendeu que na escola da fé nenhum fracasso é permanente. Abraão voltou para sua tenda e seu altar e para uma vida de peregrino estrangeiro (Gn.13.3-4)
Lição:
Nunca abandone seu altar, mantenha-se em comunhão com Deus qualquer que seja as circunstancias.
3) prova das circunstancias (Gn.12.16b)
Fico imaginando quantas brigas de famílias são causadas pelo amor ao dinheiro, o jornal sempre traz reportagens de famílias lutando nos tribunais por causa de uma herança ou de um premio da loteria. Pessoas que costumavam amar e gostar uma das outras se ataca só pra conseguir dinheiro. Abraão pode ter sido reprovado nos dois primeiros testes, mas nesse ele passou com nota máxima, e essa não era uma prova fácil, pois envolvia gado, prata e ouro, portanto Abraão era muito rico (Gn.13.2) mas Abraão resolveu ser um pacificador e não um encrenqueiro. E deixa aqui quatro dicas para o crente que se vê envolvido por coisas materiais:
a) viva para os outros e não para si
Enquanto estava no Egito Abraão pensou primeiro em si mesmo (Gn.12.13b) mas quando voltou para o seu altar em Canaã colocou Deus em primeiro lugar e, depois os outros (Rm.12.10)
b) viva pela fé e não pelas aparências
Qualquer que fosse a decisão de ló, Abraão não estava preocupado com o futuro, pois sabia que tudo estava nas mãos do Senhor. Eu tenho certeza que Abraão nunca leu o (Sl.47.4) nem (Mt.6.33) mas ele colocou essas duas passagens em pratica
c) deixe que Deus escolha pra você
A Bíblia diz que depois da partida de Ló, Abraão teve outro encontro com Deus (Gn.13.14) Ló havia levantado os olhos e visto o que o mundo tinha a oferecer ((Gn.13.10) então Deus convida a Abraão a levantar os olhos e ver o que o céu tinha a oferecer, enquanto Ló escolheu um pedaço de terra que acabou perdendo, Deus dá a Abraão toda terra que ainda hoje pertence a ele e a seus descendente (vs.15)
d) seja grato a Deus
Abraão não apenas ergueu os olhos e olhou (Gn.13.14) ele levantou-se e percorreu a terra (Gn.13.17) como também elevou o coração e adorou a Deus, agradecendo-lhe por suas generosas bênçãos (Gn.13.18)
Conclusão:
Satanás quer usar circunstancias, pessoas, e coisas para tentar extrair o que há de pior em você. Mas Deus quer usar tudo isso para prová-lo e para extrair o que há de melhor em você. Deixe que Deus assuma o controle. E essa é a vitoria que vence o mundo. A nossa fé (1Jo.5.4)
Amém.